Prefeitura realiza operação de retirada de veículos em estado de abandono nas vias públicas

A Prefeitura de Casimiro de Abreu iniciou uma operação de retirada de veículos abandonados nas vias públicas, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança dos cidadãos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, visa combater a ocupação irregular das ruas por veículos em estado de abandono, que muitas vezes se tornam focos de problemas como acidentes, vandalismo e a proliferação de insetos e roedores.

Durante a operação, que contou com a participação das equipes do Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil e PROEIS, quatro veículos foram removidos e outros sete foram notificados. Uma vez identificado um veículo em estado de abandono, os agentes da prefeitura realizam uma notificação ao proprietário, concedendo um prazo para que o mesmo providencie a remoção do automóvel. Caso o prazo estipulado seja descumprido, a prefeitura tomará as medidas necessárias para a retirada do veículo, que será encaminhado a um pátio municipal.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Wellington Lima, a operação de retirada de veículos abandonados tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, uma vez que a presença desses veículos nas ruas compromete a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres e condutores.

Ele ressalta a importância da colaboração da população nesse processo, denunciando casos de veículos abandonados nas vias públicas. “Através de canais de comunicação disponibilizados pela administração municipal, os cidadãos podem informar a localização e características dos veículos abandonados, contribuindo para tornar a cidade um lugar mais seguro e organizado”, disse.

O proprietário do veículo terá a oportunidade de reaver seu automóvel, desde que regularize sua situação junto à prefeitura, pagando as taxas e multas devidas, além dos custos referentes à remoção e estadia no pátio. Caso o proprietário não tome as providências necessárias dentro de um prazo determinado, o veículo poderá ser leiloado ou destinado à reciclagem, de acordo com a legislação vigente.