Guardas Municipais participam de Seminário de Cães de Função

Na última semana, Guardas Municipais de várias cidades da região participaram do II Seminário de Cães de Função de Casimiro de Abreu. Durante o evento, foram abordados diversos temas relevantes para o treinamento e aprimoramento dos cães, incluindo técnicas avançadas de adestramento, manejo de comportamento, primeiros socorros caninos e legislação relacionada ao uso de cães em atividades de segurança.

A grade curricular do seminário contou com diversos temas, com atividades teóricas e práticas como tipos de drive e fases do cão no faro e na busca, seleção do cão de faro, socialização do cão e tipos de equipamentos; planos de busca e técnicas varreduras; prática de adestramento; dentre outros temas. Ao todo, foram cinco dias de treinamento.

“O Seminário teve como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências entre os profissionais que trabalham com cães de função, como os utilizados em busca e resgate, detecção de drogas e explosivos, e apoio em operações de segurança. O serviço com o cão tem se tornado essencial aos agentes de segurança”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Wellington Lima.

O Departamento de Operação com Cães de Casimiro de Abreu vem se tornando uma referência no emprego do cão como agente de segurança. Os cães e seus condutores já atuaram em inúmeras ocasiões em apoio às Polícias Civil, Militar e Rodoviária, e também já auxiliaram em ações do Ministério Público.