Plantio de feijão em Casimiro de Abreu : safra começa a florescer

Quem olha a terra fofa, coberta de verde, não imagina quanto esforço e trabalho árduo teve o produtor rural Marco Antonio da Silva (foto), 55 anos.

Todos os dias, ele acorda bem cedinho e de enxada na mão enfrenta o sol escaldante para limpar uma vasta área de terra nos 3 hectares de sua propriedade, na localidade de Ribeirão.

O plantio de feijão preto e carioquinha feito em meados de abril já floresceu e seu Marquinho, como é conhecido na região, aguarda com ansiedade o fim de julho ou início de agosto para começar a colher os grãos. “Por baixo, espero colher pelo menos 35 ou 40 sacas de 50 kg. Ano passado, foram 31 sacas”, disse.

Marquinho é exemplo vivo de que com perseverança, disposição e muito trabalho é possível virar a chave para uma vida melhor. Há cinco anos, largou o trabalho de entrega de material de construção e com a economia de mais de 20 anos neste ramo comprou a propriedade que tem. Não se arrependeu.

Dificuldades são grandes, mas tem suas compensações. Assim como os demais produtores rurais de Casimiro, Marquinho recebe o suporte da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

O apoio veio no preparo da terra, acompanhamento técnico e bateção dos grãos com máquinas agrícolas. “ A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca é superar as 20 toneladas obtidas no ano passado”, informou a engenheira agrônoma Simone Dutra Motta.

Atualmente, Casimiro de Abreu conta com cerca de 50 produtores rurais de feijão dos tipos preto e vermelho, principalmente.