Secretaria de Agricultura promove curso de cultivo de plantas medicinais no Assentamento Visconde

“Têm coisas que precisamos aprender. Este curso é muito importante porque é uma troca de experiências”. A explicação clara, direta do produtor rural João Batista Pedrosa Ferreira, 62 anos, morador do Assentamento Visconde, resume a alegria dos participantes do Curso de Cultivo de Plantas Medicinais, realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Agricultura, Fundação Municipal de Casimiro de Abreu, Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso ocorreu entre os dias 7 e 9/03 , e foi direcionado para os os produtores rurais do Assentamento Visconde. Nesse período, eles tiveram explicações sobre a importância do uso de ervas e plantas medicinais como forma alternativa no tratamento de doenças.

Para isso, os agricultores foram conscientizados sobre a importância de conhecer a planta e como ela pode ser aplicada de maneira adequada e eficiente para cada situação.

“Ninguém aqui quer ser curandeiro. Quem dá o diagnóstico é o médico. Não aconselhamos automedicamento, mas nada impede o tratamento fitoterápico como forma de suporte”, disse Pedro Catete, instrutor do Senar e responsável pelo curso em Casimiro de Abreu.