Buscando oferecer aos moradores um atendimento cada vez mais eficiente, a gestão do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes ofertou aos profissionais de saúde da unidade uma capacitação de suporte básico de vida intra-hospitalar.
O curso realizado na última terça-feira, dia 19, foi ministrado pelo médico com especialização em Terapia Intensiva, Astor Bruno Ferreira, e abordou as teorias e práticas de reanimação de pacientes com parada cardiorrespiratória -PCR.
Numa programação de educação continuada para os profissionais do Hospital, o curso foi dividido para que os atendimentos não fossem prejudicados. A ideia é de que todos os profissionais passem por esse treinamento. Quando isso ocorrer, um novo treinamento com um novo tema será ofertado.
Além da parte teórica, os profissionais também “colocaram a mão na massa” com atividades práticas, tais como o aprimoramento das técnicas de compressão torácica; o correto uso do ambu – um reanimador manual que promove a ventilação artificial, enviando o ar enriquecido de oxigênio ou ar comprimido para o pulmão do paciente; situações específicas para uso do desfibrilador; como trabalhar com outros membros da equipe, entre outras situações.
“Todo treinamento reduz a mortalidade e melhora o atendimento ao usuário, além de aumentar a confiança dos profissionais e auxiliar na melhoria dos serviços prestados no Hospital” disse Astor.
Adriana Sinhoreli, diretora da unidade hospitalar, acompanhou a capacitação e falou da importância de uma programação de educação continuada para os profissionais:
“Pelo menos uma vez por semana vamos realizar uma capacitação. Essas ações ajudam no aprimoramento das atividades cotidianas dos profissionais e também os prepara para as melhorias que estão por vir.” disse a diretora.