• Home
  • Destaque
  • Tablets viabilizam funcionamento de biblioteca digital em Casimiro de Abreu

Tablets viabilizam funcionamento de biblioteca digital em Casimiro de Abreu

Incentivar e promover o fácil acesso à leitura. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Educação criou o projeto “No Fluxo da Leitura”, uma biblioteca digital com acesso gratuito a dezenas de livros. Inicialmente, o projeto vem sendo desenvolvido com os alunos do Programa “Acelera Casimiro – Correção de Fluxo”, mas, a partir do segundo semestre, a intenção é expandir para toda a rede municipal de ensino.

De acordo o a secretária de Educação, Gracenir Oliveira, a implantação do projeto só foi possível graças aos tablets adquiridos pela Prefeitura. “É uma ferramenta que nos possibilitou uma nova forma de aprendizagem. A biblioteca virtual busca enriquecer a aprendizagem das crianças, na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, além de incentivar e transformar em hábito o ato de ler entre os alunos. Começamos esse projeto no Acelera Casimiro, mas, em breve, vamos levá-lo para todas as escolas do município”, disse Gracenir.

A biblioteca virtual conta com 40 livros com diversas temáticas. Para acessar os livros, basta o aluno apontar a câmera do tablets para os QRCodes espalhados pelos polos, como explica o professor orientador do Acelera Casimiro, Reinaldo Pimentel. “Os QRCodes estão espalhados pelas salas e corredores. Os alunos scaneiam o QRCode e pronto, o livro já está em mãos. São dezenas de livros a disposição dos alunos a qualquer momento”, explicou Reinaldo.

Além da biblioteca virtual, os alunos do Acelera Casimiro têm utilizado os tablets para uma série de atividades dentro da sala de aula. “Hoje estamos trabalhando produção textual com a utilização dos tablets. Saímos um pouco daquela rotina de caderno, de sala de aula, e acaba sendo mais atrativo para os alunos. Aqui utilizamos vários aplicativos, várias plataformas, que tem contribuídos bastante na aprendizagem desses alunos”, revelou a professora do Fundamental I, Ana Paula Silva.

Formulário enviado com sucesso