• Home
  • Saúde
  • Casimiro comemora Dia Nacional de Luta Antimanicomial nesta quinta

Casimiro comemora Dia Nacional de Luta Antimanicomial nesta quinta

Colocar em um hospício pessoas com transtornos mentais  era a única solução para milhares de famílias  brasileiras até 20 anos atrás. Tratamento inadequados, encarceramento, abandono predominavam nesses locais. Felizmente essa brutalidade faz parte do passado e o dia 18 de maio marca a Data do Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Em Casimiro de Abreu uma extensa programação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial CAPS).

O Evento terá sua abertura às 9h da manhã no Cine Teatro Meus Oitos Anos, no Centro. Também haverá apresentação de capoeira, teatro e do filme “Nise: o coração da loucura”. A programação será  encerrada com uma panfletagem na Praça Feliciano Sodré.

A importância da data – Um dos principais objetivos da luta antimanicomial é garantir que pessoas com transtornos mentais ou vivenciando sofrimento psicológico tenham os seus direitos respeitados pela sociedade  e sejam tratadas de forma digna. Dentro dessa luta vários esforços vêm sendo feitos nas últimas décadas para promover uma mudança cultural no modo como as pessoas enxergam os distúrbios mentais e também mudanças na prática de assistência a quem esteja vivenciando sofrimento psicológico.

Em culturas como a nossa, pessoas que passam por sofrimentos graves ou que se comportem de modo “diferente” do que é esperado podem ser tachadas de loucas e sofrem discriminação e diferentes formas de violência. Por muito tempo e até hoje, essas pessoas foram parar em manicômios , também conhecidos como hospitais psiquiátricos ou hospícios, locais que supostamente iam ajudá-la, mas na maioria das vezes pioravam a situação. Por conta disso, foi criado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso