Quarta-Feira, dia 18, representa uma nova etapa para centenas de pacientes casimirenses que esperam há quase dois anos, por conta da pandemia, fazer cirurgias oftalmológicas. Por meio de um convênio com o Instituto de Olhos, uma sala ficará disponível no CREM Manoel Marques Monteiro, na Sede, com a finalidade de reduzir a fila de espera.
No CREM serão oferecidos 16 tipos dos mais variados exames que permitirão, entre outros, o diagnóstico de glaucoma, catarata, retinopatia diabética e demais distúrbios da visão, além de realizar o acompanhamento dessas comorbidades, facilitando seu controle por especialistas na área .
“Antes esses exames eram feitos em duas clínicas de Niterói, mas agora poderão ser feitos aqui em Casimiro. Por meio deles, vamos encurtar o tempo de espera do paciente em relação a cirurgias”, informou Juliana Santana, coordenadora de Controle e Avaliação da SMS.
Segundo Juliana, o atendimento começará já a partir dos dias 27 e 28 para pessoas agendadas. Para isso, o paciente será comunicado, via telefone, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informará a data de comparecimento. Atualmente, 458 pessoas estão na fila de espera por exames, e outras 398, cirurgias.
Agora com o início desses serviços, a SMS espera, em breve, oferecer cirurgias oftalmológicas no Hospital , como as cirurgias de catarata e pterígio, além de aumentar o acesso das pessoas a esses serviços, sem precisar de deslocamentos para outros municípios.