Cuidar de quem cuida da população. A manhã desta sexta-feira, dia 26, foi para ouvir os servidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu. A ação, organizada pela Atenção Básica de Saúde, integra a Campanha Novembro Azul e voltou-se para a marcação de exames clínicos, referentes à saúde do homem como PSA livre e PSA total- para avaliar possíveis doenças na próstata-, aferição de pressão arterial, entre outros.
Os exames que estão sendo agendados levam em conta a faixa etária do trabalhador. Por falta de tempo, muitos deles não se consultam há anos”, explicou o médico Umberto Ferreira Britto. É o caso do guarda de endemias Vandir Silva Fernandes, 40 anos. “Tenho problemas de pressão. Trabalho com inseticida e raticida e por isso vim aqui”, disse.
Até as 11h da manhã, cerca de 30 trabalhadores- em sua maioria guardas de endemias – haviam procurado atendimento. Segundo Umberto, além de exames clínicos, outros exames complementares podem ser agendados como ultrassons e espirometria – utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.
“Temos que ter um olhar voltado para os profissionais de saúde; um cuidado contínuo com eles”, finalizou Alex Peixoto, coordenador municipal de Atenção Básica.