Dedicado à prevenção do câncer de próstata, novembro é o mês ideal para discutir a saúde do homem.
Daí a importância do exame de PSA – indicado pelo menos uma vez ao ano para homens a partir dos 45 anos de idade e o toque retal.
Durante a palestra, que durou cerca de uma hora, foi lembrado aos agentes que os postos de saúde de Casimiro têm estendido seu horário de funcionamento até às 19h para atender o paciente de sexo masculino que busca atendimento e orientação após o expediente de trabalho.
Além do câncer de próstata, outras doenças que afetam duramente a saúde do homem foram abordadas: hipertensão, depressão, doenças ligadas ao coração, entre outras.
“Toda informação que puder agregar conhecimento é bom, principalmente agora no Novembro Azul. Trabalhamos de domingo a domingo e eventos assim, são sempre bem-vindos”, disse Gustavo Carvalho de Freitas,39 anos, 15 deles dedicados a Guarda Municipal de Casimiro de Abreu.
Já no CAPS, a enfermeira Ana Maria Guedes Barbosa discutiu o tema com acompanhantes de usuários do sistema de saúde mental com transtornos graves e persistentes. “Nosso objetivo com eles é multiplicar a informação sobre a importância da saúde do homem, além de informarmos sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata”, explicou a enfermeira Ana Maria Guedes de Menezes.