Transformar uma grande área verde do bairro Peixe Dourado II na primeira unidade de conservação municipal de Barra de São João. Com esse objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio das Secretarias de Agricultura e Obras e dos moradores, deu o primeiro passo com o plantio de cerca de 200 mudas de árvores nativas no local que será transformado em parque.
A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, quando se comemora o Dia da Mata Atlântica. A área com quase 30 mil metros quadrados ganhou mudas de Ipê amarelo, Ipê branco, Pau-ferro, Pau-Brasil, Quaresmeira, Pata-de-vaca, Pitanga, entre outras. “A proposta é criar uma estrutura de parque, com iluminação, trilhas para caminhadas, área de lazer e recreação, além de desenvolvermos ações de educação ambiental, oferecendo um atrativo a mais para moradores e turistas”, ressaltou a gestora ambiental, Ariane Poubel.
A subsecretária Municipal de Meio Ambiente, Simone Feitosa, ressaltou o empenho da nova gestão e a parceria com os moradores para a transformação do local. “Está é uma área que estava abandonada há pelo menos 15 anos. Com menos de seis meses de governo, nossa árvore está começando a dar frutos. Este é o início de um legado que vamos deixar para os nossos filhos e netos. Vamos deixar a vida para as futuras gerações”, ressaltou.
Para os moradores, é a realização de um sonho antigo. “Nosso bairro é lindo e rico em meio ambiente, com muitas áreas verdes que estão sendo revitalizadas. Nosso sonho é transformar esse local em um ambiente de preservação e mais qualidade de vida para a população”, falou Jeferson silva, representante da Associação de Moradores do bairro Peixe Dourado II.