• Home
  • Destaque
  • Secretaria de Agricultura inicia vacinação contra a brucelose

Secretaria de Agricultura inicia vacinação contra a brucelose

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca iniciou a vacinação contra a Brucelose. Nessa semana, a equipe esteve no assentamento do Visconde para atender os pequenos produtores e vacinar todas as bezerras de 3 a 8 meses de idade. Além da certificação de que o estabelecimento está livre da doença, os proprietários rurais têm a garantia do controle do trânsito de animais destinados à reprodução e a participação em exposições, feiras, leilões e outros eventos.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa crônica, que acomete diversas espécies de animais, em especial bovinos e bubalinos (búfalos). A zoonose pode ser transmitida ao homem, inclusive por manuseio inadequado da vacina. Nos animais, a principal fonte de transmissão é representada pela vaca prenhe, que elimina grandes quantidades do agente por ocasião do aborto ou parto, contaminando pastagens, água, alimentos e fômites (objetos inanimados que podem levar e espalhar a doença e agentes infecciosos).

Além de consequências para a saúde humana, a brucelose provoca perdas econômicas ao produtor em decorrência de abortos no terço final da gestação, nascimentos de crias fracas que podem morrer nos primeiros dias de vida, além da redução da produção leiteira. “As propriedades onde a doença está presente possuem o valor comercial de seus animais depreciado, e consequentemente, ficam em posição desvantajosa na disputa de novos mercados”, ressaltou o técnico em agropecuária José Geraldo dos Santos.

Formulário enviado com sucesso