Estreitar os laços com a comunidade por meio de palestras, dinâmicas de grupo e roda de conversas sobre gravidez na adolescência, exame de mama e prevenção ao câncer.
Com este objetivo a subunidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), de Boa Esperança, reuniu dezenas de pessoas para discutir assuntos relacionados com o seu dia a dia. O evento, realizado na manhã da terça-feira (2), foi coordenado pela enfermeira Lívia Pereira dos Santos.
“Na verdade, essa ação obedece a datas programadas da Secretaria Estadual de Saúde. Por exemplo, de 1 a 5 de fevereiro é a semana de prevenção à gravidez na adolescência. É preciso ter consciência da responsabilidade sexual já na adolescência”, disse Lívia.
Ao final do evento, foram distribuídos folhetos informativos e preservativos. Também houve sorteio de brindes, fruto de doações.
Moradora de Boa Esperança, Aylane Sara, 25 anos, ressaltou a iniciativa do ESF e espera que outros eventos sejam realizados com mais frequência.
“Isso é muito válido porque as pessoas interagem. Seria muito bom que houvesse algo igual uma vez por mês”, observou. Durante as ações, os moradores puderam medir a pressão, auferir as taxas de glicose e se pesar.
Vinculado ao ESF de Rio Dourado, a subunidade de Boa Esperança, funcionava até o final de 2020 com uma estrutura precária. O atendimento era feito uma vez por semana por um médico e uma vez por semana por uma enfermeira.
A situação foi revertida com o atual governo. A partir de agora os atendimentos são feitos diariamente. “Hoje temos uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um agente comunitário, uma recepcionista, além de um médico”, informa Lívia.
Entre os atendimentos realizados encontram-se Programa de Hiperdia – para hipertensos e diabéticos -, Puericultura – para menores de 16 anos – e puerpério, atendimento após o parto.