-Por Aldo Gomes
O Governo Ramon Gidalte já definiu que estratégias imediatas tomará para o enfrentamento do coronavírus nos primeiros dias do ano. Uma reunião, coordenada pelo subsecretário municipal de Saúde, Kaique Sarzedas, ocorrida na manhã de quarta-feira (6) na Secretaria de Saúde, no Centro de Casimiro de Abreu, discutiu os pontos que serão atacados nos próximos dias. O encontro contou com as presenças de todo o segmento de Saúde do Município, secretários municipais de Saúde (João Paulo Goulart), Comunicação (Vinicius Moura) e André Gouveia (Ordem Pública e Defesa Civil).
O primeiro dos pontos discutido será a extensão do último Decreto Municipal, publicado em 29 de dezembro. Ele deverá valer a partir desta sexta-feira,8, com pequenas modificações, segundo o subsecretário. “Nosso Governo tem a intenção de cumpri-lo à risca. Nosso objetivo no momento é orientar as pessoas, sobretudo os comerciantes, para que não haja aglomeração e cumprimento das normas como distanciamento social, máscaras e uso de álcool em gel”, explicou Kaique.
Este trabalho de conscientização será feito pela equipe de Atenção Básica e Fiscalização da Saúde com apoio dos guardas municipais, que acompanharão as ações. No momento, o Município está em estado de alerta – bandeira amarela. Barreiras sanitárias serão organizadas por guardas municipais. Eles darão suporte às equipes de saúde que orientarão o motorista quanto a medidas de prevenção à doença. Depois terá sua temperatura aferida. Antes de seguir, receberá um folheto informativo com as principais informações de prevenção sobre a Covid-19.
Somente haverá controle de entrada e saída de veículos se o Município atingir a bandeira vermelha – alerta de risco máximo. Outro ponto discutido na reunião é a possibilidade de distribuição gratuita de um Kit Covid à população de casa em casa por equipes de Atenção Básica. O material é composto de máscara e álcool em gel. A proposta, no entanto, depende de ajustes orçamentários.
Vacinação – Contatos com o governo estadual sobre a campanha de vacinação no município já foram feitos. “Dependemos da liberação da vacina para iniciar a vacinação no Município”, explicou Magna Rosa Miranda, coordenadora do Programa de Imunização.