O projeto Horta Urbana está recebendo todos os cuidados necessários para que os alimentos sejam produzidos de forma natural e com qualidade. Os pacientes do CAPS visitaram o espaço na manhã de quarta-feira, dia 01. Junto com os técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca, ajudaram na manutenção da horta.
O objetivo da visita é fazer com que os pacientes tenham esse contato com a natureza, amenizando os efeitos do isolamento social devido a pandemia do coronavírus, o que tem contribuído muito para o desenvolvimento dos pacientes. “Essas ações são importantes porque promovem a socialização e estimulam o trabalho em equipe. Resgatam os valores, vivências, trocas de experiências e permitem que eles descubram habilidades manuais que proporcionam melhorias na qualidade de vida”, explicou a terapeuta ocupacional Marina loplin.
As visitas dos pacientes acontecem duas vezes por semana, com poucos pacientes, respeitando todas as medidas de segurança, como uso de máscara e álcool gel 70 %. Assim, todos eles podem ter a mesma oportunidade.
O município atualmente possui duas hortas urbanas na sede do município, uma ao lado da Vila Olímpica, no Bairro Chique, e a outra na futura praça do bairro São Sebastião.
03