A produção de banana de Casimiro de Abreu ganhou um impulso significativo nesta terça-feira (25 de novembro) com a realização do Dia Especial da Banana. O evento, sediado na Figueira Branca (ao longo da RJ-142), reuniu produtores rurais e um painel de especialistas renomados para debater o futuro da bananicultura fluminense.
O encontro foi marcado pela discussão aprofundada de temas cruciais para o desenvolvimento do setor. Em pauta, a revitalização da bananicultura do estado e as formas de garantir maior competitividade e sustentabilidade para os cultivos.
Outros pontos de destaque foram as orientações sobre crédito rural, visando facilitar o acesso a recursos para investimentos e modernização das propriedades. Além disso, foi feita uma detalhada apresentação do Sistema ATEG (Assistência Técnica e Gerencial), programa do SENAR que oferece acompanhamento técnico de ponta aos produtores.
Apoio Institucional e Presenças Notáveis
O sucesso do Dia Especial da Banana foi resultado da parceria e apoio da Prefeitura de Casimiro de Abreu, SEAPA/NDA, do SENAR e do Sindicato Rural

Diversas autoridades e técnicos do agro prestigiaram o evento, que teve apoio da Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu, SENAR /Sindicato rural /SEAPA/NDA, reforçando o compromisso com o produtor rural:
Douglas Veloso, Secretário de Agricultura de Casimiro de Abreu.
Pedro Gadelha, Vereador local.
Filipe Brasil, Subsecretário Estadual de Agricultura, representando o governo do estado.
Leandro Machado, Coordenador Estadual de Educação Fitossanitária.
Maurício Salles, Gerente Estadual do Programa ATEG (Senar/RJ).
Silvio Galvão (Pesagro/RJ), Agrônomo e pesquisador.
Ricardo Ferreira (Emater Rio).
Alexandre Magno (Sindicato Ruaral)
Alisson Reis, Produtor Rural da região.
O encontro fortalece a cadeia produtiva da banana e sinaliza um horizonte de desenvolvimento e tecnologia para os agricultores de Casimiro de Abreu e de todo o estado do Rio de Janeiro.