♿ Acessibilidade:

Poesia transforma vidas em Casimiro de Abreu: escolas Padre Pedro e Colégio Municipal Casimiro de Abreu brilham como berços de novos autores! 

O mundo da poesia ganhou cores vibrantes e novos autores mirins em Casimiro de Abreu. As escolas Padre Pedro e Colégio Municipal Casimiro de Abreu foram confirmadas como centros de criatividade, participando do emocionante lançamento do livro infantil “Vamos Brincar de Poesia” .A obra é fruto do Projeto Navegando na Poesia, uma notável parceria entre a Petrobras, a Associação Raízes e as secretarias municipais de educação.

Lançado em 2022, o projeto se consolidou como um convite à imaginação, realizando oficinas que transformaram as salas de aula em verdadeiros ateliês literários. Uma Viagem Literária por 11 MunicípiosO “Navegando na Poesia” não ficou apenas em Casimiro de Abreu. Com a missão de despertar o talento e o gosto pela leitura e escrita, ele realizou oficinas em 43 escolas de 11 municípios da região: Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e, claro, Casimiro de Abreu.

O livro “Vamos Brincar de Poesia” é totalmente escrito por alunos do 3º ao 5º ano e serve como uma janela mágica para o universo poético, reforçando que a criatividade não tem idade.

O Poder da Poesia nas Famílias.

O impacto do projeto vai além dos muros da escola, alcançando as famílias e transformando a autoestima dos pequenos. Karine Corrêa, mãe de Davi Corrêa, aluno do Colégio Municipal Casimiro de Abreu, em Barra de São João, expressa com grande emoção o orgulho que sente:

“Não tenho palavras para descrever o que o projeto tem feito pelo meu filho. Ele fica encantado em contar aos colegas sobre o projeto e que agora é o autor.”A declaração de Karine reflete o sucesso da iniciativa em empoderar as crianças, fazendo com que se vejam como protagonistas de suas próprias histórias e da literatura brasileira.

“Esse livro reflete todo o trabalho realizado pela comunidade estudantil de nossa rede municipal”, concluiu a Secretária de Educação Gracenir Oliveira

Formulário enviado com sucesso