• Turismo

2º Desafio do Poeta reúne cerca de 700 ciclistas em Casimiro de Abreu neste fim de semana, dias 5 e 6

Ciclistas e amantes do esporte têm encontro marcado nos dias 5 e 6 de maio em Casimiro de Abreu, quando acontece o 2º Desafio do Poeta, com a participação de mais de 700 ciclistas das cidades do Estado do Rio de Janeiro. O evento está sendo organizado pela Associação Ciclística de Casimiro de Abreu, e conta com o apoio da Prefeitura.
No sábado, dia 5, diversas atividades vão agitar a Praça Feliciano Sodré, no Centro, como Exposição de Bicicletas da Audax com testbike, BikeFit, palestras e distribuição dos kits aos participantes. Para animar o evento, às 16 horas, o público vai curtir o som da Banda Santoroque. E para fechar o dia, show com a Banda Stygma, a partir das 22 horas.
A Feira de Artesanato também estará presente com lindas peças confeccionadas por artesãos locais. O Departamento Municipal de Trânsito de Casimiro de Abreu (Demutran) ainda realizará o movimento Maio Amarelo – Nós Somos o Trânsito, um trabalho de conscientização sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito para reduzir os altos índices de mortes e feridos em acidentes.
No domingo, dia 6, acontece o tão esperado passeio, que passará pela Região Serrana de Casimiro de Abreu. Seu percurso contempla paisagens deslumbrantes, como a Ponte de Arame, o rio Macaé e diversas cachoeiras e quedas d’água.
O passeio será dividido em duas modalidades “Sport” e “Pro”. A modalidade Sport terá percurso total de 48 km e altimetria de 822 m, passando pelas localidades de Areia Branca, Cachoeiras de Macaé e Bicuda Pequena, sendo indicada para ciclistas iniciantes e intermediários de todas as faixas etárias.
Já a modalidade Pro terá percurso de 69 km e altimetria de 1.638 m, passando ainda pelas localidades Escola Agrícola, Cachoeiras de Macaé, Bicuda Pequena, Boa Alegria, Sana e Fazenda da Prata, sendo indicada para ciclistas experientes e com bom preparo físico, que competirão ainda em um trecho de “desafio no Strava”, com premiação.
No final, haverá o sorteio de quatro bicicletas e a premiação do Desafio Strava. De acordo com o organizador Marcus Guerra, da Associação Ciclística de Casimiro de Abreu (ACCA), o Desafio do Poeta vai se tornar o maior evento de Mountain Bike do Estado do Rio de Janeiro. “Estamos esperando participantes vindos de 35 cidades do Rio, o que vai movimentar bastante a cidade nesse final de semana”, ressaltou.
Os alimentos que não forem consumidos durante o evento serão integralmente doados às instituições de caridade da cidade, como APAE, Casa Abrigo ou Casa dos Velhinhos de Casimiro de Abreu.
Mais informações na página oficial do evento https://www.facebook.com/accapedal/