Foram três dias de troca de experiências, aprendizado e muito pedal. Assim foi o 1º Encontro Estadual de Cicloturismo realizado em Casimiro de Abreu nos dias 28, 29 e 30 de abril. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Ramon Gidalte e da secretária de Turismo e Eventos, Adriana Grillo, que deram boas vindas aos participantes.
“Casimiro de Abreu tem um forte potencial para o turismo ecológico e rural, e em breve poderá ganhar mais um incentivo para fomentar o setor na região. Tramita na Alerj um projeto de lei declarando o município como a capital do Cicloturismo no Estado do Rio de Janeiro. Isso é muito muito positivo para o trade turístico”, disse o prefeito.
Durante a programação ocorreram dois dias de pedal, um com destino ao distrito do Sana (Macaé) até a Bicuda e outro saindo de Casimiro de Abreu até ao distrito de Barra de São João passando pelas fazendas e paisagens turísticas da cidade.
“O município tem um grande potencial para a prática do ciclismo. Foi um prazer poder receber cicloturistas de várias partes do país e até do exterior. Tivemos participantes vindo dos Estados Unidos e do México. Queremos fortalecer a regionalização do turismo, que busca desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, consolidando nossas vocações. Além da criação de roteiros que já estão sendo comercializados fora do país, o que estrutura o turismo como uma das principais atividades que movimentam a economia da cidade”, comentou Adriana Grillo.
De acordo com o idealizador do projeto do Cicloturismo, Ricardo Lage, o evento em Casimiro de Abreu foi um sucesso.
“Foi maravilhoso o evento em Casimiro de Abreu. Tivemos a presença de cerca de 50 cicloturistas de vários lugares do país. Percorremos belíssimas paisagens num cenário exuberante. Todos muitos encantados com a região. Este Encontro Estadual de Cicloturismo fortaleceu ainda mais o município com esta chancela de capital do cicloturismo no estado”, disse.
Casimiro de Abreu integra o Circuito de Ciclismo da Costa do Sol, com 704 km de percurso e 4.912 de altimetria acumulada, e que reúne trilhas, estradas e belíssimas paisagens de 13 cidades da Região da Costa do Sol.
Todo o mapeamento do roteiro do cicloturismo em Casimiro de Abreu já está sendo elaborado. “Trata-se de um projeto de regionalização da Costa do Sol. Depois que isso estiver finalizado, com certeza iremos atrair cicloturistas de diversos lugares do país para conhecer o nosso roteiro”, concluiu a secretária de Turismo, Adriana Grillo.