1ª Copa de Jiu-Jitsu movimentou Casimiro de Abreu neste domingo

A 1ª Copa de Jiu-Jitsu de Casimiro de Abreu lotou o Ginásio Poliesportivo Isaque Ramos, no bairro Industrial, no último domingo, dia 17, reunindo mais de 400 de atletas de todo o município e outras cidades do Estado do Rio. Os alunos do projeto social da Escola de Artes Marciais da Prefeitura de Casimiro de Abreu marcaram presença na competição.

O prefeito Paulo Dames e o secretário de Esporte e Lazer, Gedeil Dauldt, foram homenageados pela iniciativa de realizar o evento na cidade e incentivar o esporte como ferramenta para inclusão social de crianças e jovens.

“O apoio da Prefeitura foi fundamental para o sucesso da Copa. Foram 400 atletas inscritos e mais de mil pessoas no ginásio. Foi o primeiro evento de jiu-jitsu na cidade e já estamos pensando no 2º”, falou Rodrigo Souza, organizador do evento.

O professor de jiu-jitsu, Rafael Gonçalves, falou sobre a importância desse evento para a cidade. “Além de divulgar o esporte, também mostramos a importância que ele tem, pois, todo o esporte preza muito a questão da disciplina e boa conduta da pessoa, além da inclusão social. Tivemos quatro atletas especiais participando, sendo que dois lutaram na categoria convencional. Para mim, inclusão é isso, as pessoas estarem inseridas de igual para igual”, falou.

Deficiente visual, o atleta Deterone Vila Nova representou muito bem a equipe de Casimiro de Abreu, e garantiu sua medalha no peito. “Quando ele veio me perguntar se poderia treinar comigo, me senti desafiado. Aprendo muito mais com o Deterone do ele comigo. O treinamento dele é o mesmo, a única diferença é que eu preciso fazer as posições com ele para ele perceber os movimentos”, falou Rafael.