• Home
  • Destaque
  • Profissionais da Educação recebem palestras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE

Profissionais da Educação recebem palestras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE

Buscando manter a qualidade da merenda e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, recebeu o projeto de monitoramento e assessoria do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, de 10 a 13 junho.
Durante quatro dias, coordenadores de merenda das escolas, merendeiras, nutricionistas, representantes do conselho de alimentação escolar e a equipe da Secretaria de Educação participaram de palestras sobre os

temas: planejamento de cardápio, infraestrutura das cozinhas escolares, compras públicas e controle social.
A capacitação foi realizada pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com a UFF – Universidade Federal Fluminense, por meio do CECANE – Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar.“Estas capacitações são importantes, pois podemos ampliar nossa visão no âmbito da merenda escolar. Destacamos pontos da alimentação escolar, do andamento do controle/qualidade e outras questões. Estamos trabalhando para continuar oferecendo o melhor”, afirmou a nutricionista responsável técnica da Secretaria de Educação, Adriana Costa.
O objetivo do PNAE é monitorar e assessorar pelo FNDE todo o percurso da execução do programa, acompanhar o processo e os envolvidos desde a produção no campo até o alimento chegar pronto a mesa dos alunos das escolas municipais.
As coordenadoras Adaiana Carvalho e Lúcia França, agentes do CECANE- UFF/PNAE, conduziram as atividades realizadas e visitaram algumas unidades escolares. Para enriquecer o encontro, no último dia, as escolas municipais prepararam o café da manhã com produtos oriundos da agricultura familiar, como aipim, banana da terra, entre outros, que já fazem parte do cardápio das unidades escolares.
A agente Lúcia França elogiou. “Estou encantada. Isso mostra o que cada escola coloca em prática. É a geração de renda com a compra dos produtos dos agricultores f
amiliares do município, fomentando a agricultura familiar, um dos pilares da segurança alimentar e nutricional”.
Também foram convidadas as unidades escolares dos municípios de Silva Jardim, Nova Friburgo, Cachoeira de Macacu e Saquarema.

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso