Chegou a hora de alertar a todos sobre a importância de cuidar da saúde do homem. Começa no dia 01/11 em Casimiro de Abreu a campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata, com atendimento médico e em enfermagem, palestras, exames, vacinação e testes rápidos, tudo com livre demanda para os homens nas Unidades Básicas de Saúde. A campanha será aberta oficialmente com orientações ao público, às 8h30, na Praça Feliciano Sodré, no Centro de Casimiro de Abreu e segue até o final do mês.

 

Confira a programação:

9/11 – 7h: Orientações para os participantes e o público da Feira da Agricultura Familiar sobre a prevenção ao câncer de próstata, com atividades propostas pelo Programa de Fisioterapia e a Coordenação da Saúde do Trabalhador.

14/11 – Orientações para a Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, às 7h.

13/11 – Orientações para caminhoneiros na BR101 em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

30/11 – 8h30: Encerramento oficial da campanha com orientações para os servidores da Prefeitura no Centro Administrativo Célio Sarzedas, em Barra de São João.

 

ATIVIDADES NOS POSTOS DE SAÚDE

ESF OSWALDO RAMOS – Centro de Barra de São João

08, 15, 22 e 29/11 – Atendimento médico e com enfermeiros e roda de conversa sobre a saúde do homem. Vacinação e testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C).

 

ESF JOMAR TARDELLI BASTOS – Peixe Dourado

07, 14, 21, 28/11 – Consulta com enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

 

ESF ANTÔNIO CAVALCANTE – Serra

Consulta com enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos  (HIV, Sífilis, Hepatite B e C)  e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

06 e 13/11 – Rosa Branca

09/11 – Córrego da Luz

14/11 – Quilombo

22/11 – Cachoeiro

 

ESF NESTOR PONCIANO – Sta. Terezinha

08, 15, 22 e 29/11: Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos  (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

 

ESF JOSÉ CARLOS PINTO – Vila

Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos   (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

08, 15, 22 e 29/11

07/11 – Caminhada em torno do comércio local em prol do movimento Novembro Azul

 

ESF AUTOEPSON DINIZ DE CARVALHO – Rio Dourado

07/11 – Boa Esperança: Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos   (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

08/11 – Atividades na localidade de Vila Verde.

22/11 – 08h: Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

14h: Roda de conversa com os homens na UBS.

29/11 – Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

 

ESF LECIR PACHECO PEIXOTO – Professor Souza

07/11 – No Assentamento Visconde – atendimento médico e de enfermagem em demanda livre para o público masculino, além de palestra sobre a saúde do homem.

12/11 – 9h: Palestra com orientações sobre a saúde do homem com café da manhã para os participantes.

19/11 – Atividade de busca ativa entre os moradores na localidade do Sapê.

28/11 – Atividades com a Coordenação de Saúde do Trabalhador em empresas.

Todas as terças, às 17h, haverá atendimento exclusivo para homens com idade a partir dos 40 anos.

 

ESF MATARUNA

05 e 12/11 – Consulta com médico com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

19 e 26/11 – Consulta com enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

 

ESF ODINO MIRANDA – BNH

05, 12, 19 e 26/11: Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

 

ESF CENTRO

07, 14, 21 e 28/11: Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C)  e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

28/11 – 13h: Dia D.

 

ESF ANTÔNIO ANÉSIO MARCHON – Bairro Industrial

05, 12, 19 e 26/11: Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C)  e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

12/11 – Dia D de Prevenção ao Câncer de Próstata – Orientações para a Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, às 7h.

 

ESF PALMITAL

05, 12, 19 e 26/11 – 9h às 17h: Consulta com médico e enfermeiro com livre demanda para o público masculino, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C)  e orientações sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

 

Saiba mais sobre o Câncer de Próstata

 

O que é a próstata?

É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

 

O que é o câncer de próstata?

Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaça a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Quais fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?

Idade –  O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

História de câncer na família – Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

Sobrepeso e obesidade – Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

 

Prevenção

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

Ter uma alimentação saudável

Manter o peso corporal adequado

Praticar atividade física

Não fumar

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

 

Quais são os sinais e sintomas?

Dificuldade de urinar

Demora em começar e terminar de urinar

Sangue na urina

Diminuição do jato de urina

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Se você tem alguns desses sintomas, procure uma unidade de saúde!

 

Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata?

Exame de toque retal – O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA – É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

 

Homens sem sintomas precisam fazer exames para o câncer de próstata?

Realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no inicio da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento.

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso