Os visitadores do programa Criança Feliz, lançado no município no início deste mês, estão se preparando para sair às ruas. Desde segunda-feira, dia 23, a Secretaria de Assistência Social realiza uma capacitação para a equipe que vai colocar o programa em prática. Os visitadores levarão às famílias orientações sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento dos filhos na primeira infância e acompanharão as famílias durante todo o trabalho.
Inicialmente, seis visitadores, sendo um supervisor, integram a equipe que vai atuar em Casimiro de Abreu. O treinamento tem duração de 40 horas e é ministrado por psicólogo, assistente social, pedagogo e multiplicadores da Secretaria de Assistência Social.
Uma equipe jovem, cheia de gás e boas expectativas, assim podemos classificar o perfil dos seis visitadores. Estefani Carvalho Macedo, 25 anos, psicóloga, é a supervisora da equipe e está animada com essa nova etapa na sua vida. “Acredito muito na proposta do Criança Feliz. Com o grupo vou trabalhar para trazer bons resultados no desenvolvimento da criança na primeira infância e, consequentemente, da família, para que haja fortalecimento dos vínculos”, disse Estefani.
Nesse primeiro momento, 150 famílias serão visitadas no município, sendo cada visitador responsável por 30 famílias. O acompanhamento é feito para gestantes e crianças beneficiárias do programa Bolsa Família de até 3 anos e para aquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As equipes irão até as residências semanal, quinzenal ou mensalmente, de acordo com a categoria da criança assistida.
“A capacitação é contínua, inclusive, por ser intersetorial, podemos contar também com profissionais de outras secretarias. Os visitadores estarão em constante reciclagem”, explicou uma das multiplicadoras, a assistente social Queila Monzato, que integra o grupo de trabalho da Secretaria de Assistência Social.
A proposta do programa Criança Feliz é direcionada para colher resultados no futuro e promete ser um marco na luta contra a desigualdade social no Brasil.