Observação de Pássaros

Observação de Pássaros

Na última sexta-feira, dia 4, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, em parceria com a Reserva Biológica União, ofereceu a um grupo de universitários do nosso município uma oportunidade única em comemoração ao Dia das Aves: observar e conhecer mais sobre os pássaros em seu habitat natural.
O grupo percorreu a trilha do Lava Pés, de aproximadamente 1,5 km. Durante o trajeto, puderam observar algumas espécies como Ariramba-de-Cauda-Ruiva, Tangará-Rajado (ameaçado), Surucuá-de-Barriga-Amarela, Rendeira, Cambada-de-Chaves, Cabeça-Branca e Tangará. A atividade foi acompanhada e supervisionada por profissionais da Secretaria e também da Rebio União.
Após a trilha, o grupo participou de uma bate-papo com Bianca Matinata, bióloga do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), sobre a diversidade de espécies e habitats e como a observação de aves pode ajudar na conservação da natureza.
A estudante de Gestão Ambiental, Eliane Carvalho, ficou encantada com a oportunidade: “Eu nunca tinha ido à uma Reserva e achei a experiência extraordinária. Pudemos observar vários pássaros, a Reserva é linda e valeu muito a pena pra mim”, explicou Eliane.
A Reserva Biológica União tem uma área de quase 8 mil hectares e compreende os municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. A unidade de conservação federal possui uma avifauna expressiva. A lista das aves registradas na Rebio conta com 225 espécies, sendo 25 ameaçadas de extinção e 28 endêmicas do bioma Mata Atlântica. Isso significa que seu espaço abriga espécies raríssimas e que são encontradas apenas lá. Preservar a natureza é contribuir para a manutenção da vida e da diversidade da fauna e da flora que nos cercam.

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso