• Home
  • Saúde
  • Nutricionistas alertam sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer

Nutricionistas alertam sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer

Como uma boa alimentação pode ajudar na prevenção ao câncer. Esse foi o tema da palestra que aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 19, na Policlínica Ivanir de Freitas, no Centro de Barra de São João.
A enfermeira e coordenadora da unidade, Thaís Muros, falou um pouco sobre os principais tipos de câncer que atingem a população e alertou sobre a necessidade de mudança dos hábitos ruins, como fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, exposição ao sol sem proteção, entre outros.
O nutricionista Alexandre Guimarães explicou os diferentes grupos alimentares e a função de cada comida em nosso organismo. “Quando não há equilíbrio no consumo dos alimentos, há uma série de complicações no organismo, como a sobrecarga renal ou hepática, por exemplo”, falou.
De acordo com o profissional, são três os grupos alimentares: os alimentos energéticos, que são os carboidratos encontrados no pão, macarrão, arroz, hortaliças, frutas e cereais; e as fibras que vão proporcionar um intestino saudável. “Estes alimentos vão dar energia para o seu corpo funcionar”, explicou.
Os alimentos construtores, que são as proteínas encontradas no peixe, frango, carne bovina e suína, ovo, feijão, castanha, entre outros. Estes ajudam no sistema imunológico, na reparação dos tecidos e na prevenção da anemia. “Quando esses alimentos são usados para gerar energia, o que não é a sua função, há um custo metabólico muito alto para o organismo”, alertou Alexandre.
E os alimentos regulares, responsáveis por regular as reações químicas no organismo. São as vitaminas, encontradas nas frutas, cereais, legumes e verduras, além dos minerais, nutrientes que formam as estruturas do corpo, como o cálcio dos ossos e dentes.
A nutricionista Patrícia Walker alertou que o sobrepeso e a obesidade são grandes responsáveis pelo câncer. “A atividade física, uma alimentação saudável e a redução da gordura corporal ajudam a prevenir o câncer”, ressaltou.
Ela destacou ainda a importância do almoço e da janta todos os dias para que a pessoa consiga consumir a necessidade suficiente de nutrientes para o bom funcionamento do organismo. “É importante diariamente a gente consumir o arroz, feijão, um tipo de carne, legumes e salada. E evitar os alimentos processados e com conservantes, excesso de sal e condimento no preparo da comida, e optar sempre pelo consumo de sucos feitos com frutas naturais”, falou.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso