Estudantes aprendem e se divertem na Caravana da Ciência

Os olhares eram de quem vivia uma experiência única. Em cada atividade, além da diversão, a garotada mergulhava num mundo ainda pouco conhecido. Ao todo, mais de dois mil alunos de rede municipal de ensino participaram da Caravana da Ciência e Tecnologia, uma carreta especialmente adaptada com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos.

A carreta desembargou na Praça Feliciano Sodré, na manhã de ontem (17). O objetivo foi oferecer um ambiente de educação informal e permitir que os visitantes possam ter contato com a ciência de maneira lúdica e dinâmica. “Assim vão poder entender que o que aprendem na sala de aula tem um efeito prático no dia a dia e é uma forma de se dedicarem a importância da ciência e novas tecnologias nos dias de hoje”, explicou a secretária municipal de Educação, Gracenir Oliveira.

As atividades incluíram exposição de experimentos e apresentação de bancada de física, sempre acompanhados por monitores capacitados. Uma das atrações preferidas da garotada foi o girotec, giroscópio humano que desafia o equilíbrio do participante e simula ausência de gravidade. “O objetivo é fomentar o ensino da ciência, biologia, química e matemática, tornando o aprendizado mais lúdico para as crianças”, disse a diretora do Departamento de Ensino da SEMED, Samanta Mello.

Projeto da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a Caravana da Ciência esteve em Casimiro de Abreu por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.