Escola da Prefeitura de Casimiro de Abreu alcança no IDEB pontuação 6.6, média de países desenvolvidos

A Escola Municipal Professor Moysés Silveira, da localidade de Boa Esperança, no distrito de Rio Dourado, atingiu 6.6, a melhor marca do município de Casimiro de Abreu no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico – IDEB, que mede a qualidade do ensino básico, superando a meta de 5.7, do Ministério da Educação projetada para o ano de 2017. A pontuação alcançada eleva a Unidade de Ensino aos níveis de escolas de países desenvolvidos. O resultado representa significativos avanços na educação básica em Casimiro de Abreu e mostra que a Prefeitura está trilhando o caminho certo.

Outras quatro escolas do município alcançaram médias superiores ou iguais a 6: Escola Municipal Pastor Luiz Laurentino (6,2), Colégio Municipal Casimiro de Abreu (6,1), Escola Municipal Patrick Marchon Portal (6,0) e Escola Municipal Pedro dos Santos Silvas – Padre Pedro (6,0).

A pontuação mede a qualidade do ensino básico em todas as escolas do Brasil no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

A secretária de Educação, Nicia Araujo, explica como é feita a avaliação. “O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos”, esclareceu a secretária.

Nicia Araujo ressalta que esses avanços são “frutos de um trabalho de equipe com grande dedicação e esforço dos professores juntamente aos alunos, com o suporte pedagógico da Secretaria de Educação”.

Parabéns aos profissionais da Educação de Casimiro de Abreu, em especial aos profissionais da Escola Municipal Professor Moysés Silveira pelo excelente trabalho com nossos alunos!