Educação de Casimiro de Abreu vai aderir ao projeto Aprova Brasil

A rede municipal de educação de Casimiro de Abreu vai aderir o projeto Aprova Brasil, da editora Moderna. O objetivo é auxiliar professores e gestores educacionais no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações do SAEB (IDEB) para os segmentos de Educação Fundamental dos Anos Iniciais e Finais. O projeto traz propostas didáticas específicas de Língua Portuguesa e Matemática e oferece amplo suporte para os professores aplicarem sua proposta didática, o que facilita o planejamento e orienta para abordagens mais significativas em sala de aula.

Através do projeto, os alunos da rede municipal terão acesso à plataforma digital que oferecerá, nos anos iniciais, atividades lúdicas digitais bem como atividades complementares para reforço das habilidades ofertadas em sala de aula. Os professores também terão acesso à plataforma para acompanhamento da evolução da aprendizagem que será monitorada, através de simulados aplicados periodicamente, de acordo com a conclusão das etapas previstas no projeto.

O projeto é fundamentado na metodologia cíclica e consiste em três fases: Bloco de Lições, com atividades do material impresso elaboradas a partir da matriz do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica; Simulado e Plataforma, etapa que traz simulado impresso que avalia as habilidades trabalhadas nas lições. A partir do lançamento das respostas do simulado em uma plataforma digital, são gerados relatórios que mostram tanto o desempenho individual gerais; e Estratégias de Intervenção, onde será possível identificar as habilidades em que os alunos apresentaram melhor desempenho e mais dificuldades, após a análise dos resultados. Com base nessas informações, o professor pode planejar novas estratégias de intervenção, contando com o apoio da equipe pedagógica do Aprova Brasil.

A apresentação da adesão do projeto Aprova Brasil aconteceu na última quarta-feira (19) no auditório da Secretaria de Educação. Durante o encontro, o consultor da editora, Luciano Rocha, apresentou a plataforma e o material didático que serão adotados a equipe de suporte pedagógico do projeto no município. “É um projeto que já é adotado em mais de 500 municípios de todo o país, com resultados comprovados. Estamos há mais de 10 anos impulsionando os resultados do Ideb de centenas de municípios”, afirmou Luciano.

De acordo com a secretária de Educação, Gracenir Oliveira, a intenção é oferecer subsídios aos professores a fim de aperfeiçoar habilidades/competências e alavancar os índices e metas das avaliações de rendimentos. “Diante dos últimos resultados do Ideb, identificamos a necessidade de melhorar a qualidade do ensino na rede municipal. Precisamos alavancar esses índices e minimizar as sequelas educacionais impostas pela pandemia. Com esse projeto, acreditamos que alcançaremos essa meta”, disse Gracenir.

O Aprova Brasil é composto de livros para os alunos e quatro guias para o professor. Ele foca nas habilidades e competências avaliadas em alunos do 1º ano do ensino fundamental I e 9º ano do fundamental II nos conteúdos de língua portuguesa e matemática, com base na matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica “SAEB”.