• Home
  • Saúde
  • Atenção Primária: porta de entrada da Saúde em Casimiro de Abreu

Atenção Primária: porta de entrada da Saúde em Casimiro de Abreu

A Saúde em Casimiro de Abreu começa pelos serviços de Atenção Primária. O setor é responsável pela coordenação de 12 postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) e outras  cinco  subunidades: Quilombo, Cachoeiro de Macaé, Visconde, Varjão e Boa Esperança.

Todas essas unidades são responsáveis pelo atendimento básico ao morador. O objetivo é aproximar os postos de saúde das famílias, fortalecendo o vínculo entre as equipes e os usuários.

“Somos a porta de entrada do atendimento”, afirma Jussara Leandro, coordenadora do setor. Ela enfatiza a importância de o morador procurar primeiro o posto de saúde da sua região antes de ir ao Hospital.

 Depois que o agente comunitário faz a visita ao paciente, ele repassa as informações colhidas para um médico ou enfermeiro, que farão o diagnóstico. “O agente é um elo entre o paciente e a equipe. Na visita é feita uma busca ativa. Por exemplo, ele pode comprovar que o paciente está com pressão alta, que uma mulher não colheu o preventivo. Com essas informações repassadas, uma consulta é marcada para aferição do diagnóstico”, explicou.

Os ESFs de Casimiro funcionam com um clínico-geral, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem e  agentes comunitários de saúde – responsáveis pela visita às casas dos moradores.  Atualmente, cerca de 40 mil pessoas são cadastradas nesses postos.

“A demanda é alta e no momento estamos com dificuldades por conta da pandemia”, explicou Jussara, acrescentando que os postos contam com um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por psicólogo, assistente social, psiquiatra e nutricionista. A visita desses profissionais ocorre quando se faz necessário

Destacam-se as campanhas de vacinação, coleta de preventivo, curativos, retirada de pontos, pré-natal, tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, tratamento para diabetes, saúde reprodutiva, puericultura (acompanhamento de desenvolvimento infantil), atendimento a hanseníase, tuberculose, tratamento de hipertensão sistêmica, entre outros.

Uma das atividades mais relevantes é a visita domiciliar específica que é feita somente para pacientes acamados ou com necessidades especiais. Nelas, o paciente tem acompanhamento de assistente social e psicológico.

 Vacinação – Em relação à Covid, Jussara explica que há monitoração do paciente, que em casos suspeitos, é orientado a procurar o Hospital Municipal ou outra unidade de saúde. Devido à experiência em campanhas de vacinação como a influenza e a febre amarela, o Município está preparado para atender toda a população .

Casimiro de Abreu iniciou na quarta-feira passada (20) a primeira fase de imunização contra a Covid. Esta fase contempla idosos em casas de abrigo permanente e trabalhadores da Saúde. No entanto, quando as vacinas chegarem em número suficiente, serão as equipes de atenção primária que vacinarão o grupo prioritário: idosos, pessoas com comorbidades, entre outros.

A coordenadora explica que o funcionamento do posto de Saúde de Boa Esperança adquiriu novos profissionais e está funcionando normalmente. Antes essa unidade funcionava apenas com um agente comunitário e um técnico de enfermagem. Atualmente, o posto trabalha com uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma agente comunitária e uma agente administrativa.

Jussara reconhece que houve redução no atendimento dos postos de ESFs e explica o motivo do espaçamento entre as consultas.  “Temos seguido as regras do Estado. Nesse período, fomos orientados a fazer  as consultas com espaçamento entre elas, com tempo. Quando um paciente sai, ao término da consulta, é feita a higienização do local para que outros pacientes sejam consultados sem correr o risco de contaminação. Isso é uma medida que protege a população e a equipe de trabalho”, encerrou

 

Formulário enviado com sucesso