Merenda saudável: alunos se deliciam com frutas, verduras e legumes

As escolas e creches municipais oferecem aos mais de 7 mil estudantes da rede uma alimentação saudável, saborosa, rica em nutrientes importantes para contribuir com o aprendizado e o desenvolvimento de todos eles. O cardápio é elaborado criteriosamente.

“Nosso planejamento é feito pensando na variedade, no sabor e, sobretudo, no valor nutricional de cada alimento. A proposta é oferecer no mínimo 70% das necessidades nutricionais diárias para creches em período integral e 30% das necessidades nutricionais diárias para alunos matriculados na educação básica em período parcial, valores esses estabelecidos pelo PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar”, disse a nutricionista responsável Técnica do Programa, da Secretaria de Educação, Adriana Costa.

Para a nutricionista, a alimentação escolar é um instrumento eficaz na recuperação dos hábitos alimentares adequados e na promoção da segurança alimentar nas escolas.

Aos alunos que permanecem o período integral, das 7h30 às 17h, como é o caso das creches, são oferecidas 5 refeições diárias. Já aqueles que estudam um turno recebem até 3 refeições por dia.

As despensas das escolas e creches são abastecidas semanalmente, garantindo a qualidade e a quantidade para todos.

Boa parte dos legumes e verduras da merenda escolar é produzida pelos agricultores familiares de Casimiro de Abreu e distribuída para as 25 Unidades de Ensino.

Manter a qualidade da merenda é uma preocupação contínua da Prefeitura de Casimiro de Abreu. Em julho deste ano, a Secretaria de Educação realizou um curso de Capacitação para Manipuladores de Alimentos para merendeiras e auxiliares de cozinha de toda Rede Municipal de Ensino. A proposta é que cada profissional se torne um verdadeiro educador alimentar, oferecendo refeições preparadas adequadamente, saborosas, variadas, balanceadas, visualmente atrativas e sem apresentar riscos à saúde dos alunos.