BPC LOAS

Benefício de Prestação Continuada para idosos e pessoas com deficiência

BPC-LOAS, o Benefício de Prestação Continuada para idosos e pessoas com deficiência é a garantia de um salário mínimo mensal que comprova que a pessoa não possui meios de prover a própria manutenção. A inscrição no cadastro BPC-LOAS permite o acesso a vários programas sociais, como tarifa social de energia elétrica e carteira do idoso.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que um quarto do salário mínimo vigente.

O CRAS realiza o cadastramento e recadastramento de idosos e pessoas com deficiência no benefício por meio do setor de Cadastro Único. Para fazer o cadastro é necessário levar o CPF de todas as pessoas da família até uma das unidades do CRAS do município. Veja outros documentos necessários da pessoa para o cadastro:

Carteira de Identidade

Título de eleitor

CPF

Carteira de Trabalho

Contra-Cheque

Certidão de Nascimento ou Casamento

Comprovante de Residência

Declaração escolar (se houver na família crianças com idade a partir de 6 anos)

Sim. A família do idoso ou pessoa com deficiência deve estar inscrita no Cadastro Único e manter seus dados atualizados.

Não. O BPC-LOAS é fornecido pelo Governo Federal por meio do INSS. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito.

Mais Informações

Mais informações podem ser obtidas no CRAS em cada distrito.

CRAS Casimiro de Abreu

CRAS de Professor Souza

CRAS de Barra de São João

Formulário enviado com sucesso